Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Como criar valor para seu cliente?

Michael Porter, considerado por muitos, o maior estrategista empresarial, desenvolveu o modelo da Cadeia de Valor Genérico que orienta como empresas de qualquer setor podem criar valor para seus clientes (benefícios, necessidades, desejos e expectativas atendidas). O modelo abaixo é amplamente utilizado por estrategistas de marketing e pode ser utilizado também no setor imobiliário.

clique na imagem















O modelo apresenta todas as atividades de uma empresa, divididas em duas categorias: Atividades Principais e Atividades de Apoio. Portanto, deve-se dar grande atenção às atividades de apoio e mais ainda às atividades principais.

O sucesso da empresa depende não apenas do grau de excelência com que cada departamento desempenha seu trabalho, mas também do grau de excelência com que as diversas atividades departamentais são coordenadas para conduzir os processos centrais do negócio, que são:

1 - Processo de compreensão do mercado: Todas as atividades relacionadas à coleta de informações sobre o mercado, sua disseminação e utilização pela organização.

2 - Processo de realização de uma nova oferta: Todas as atividades relacionadas á pesquisa, ao desenvolvimento e ao lançamento de produtos de alta qualidade, com rapidez e dentro do orçamento.

3 - Processo de aquisição de clientes: Todas as atividades relacionadas à definição de mercados-alvo e à prospecção de novos clientes.

4 - Processo de gerência de relacionamento com os clientes: Todas as atividades relacionadas à melhoria do entendimento e do relacionamento com o cliente e à oferta de melhores produtos.

5 - Processo de gerência do processo do pedido: Todas as atividades relacionadas ao recebimento e à aprovação de pedidos, à expedição pontual de mercadorias e ao recebimento de pagamento.

Bibliografia utilizada: Estratégia Competitiva - Michael Porter
Caio Pulce Moreira - Especialista em Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

qual é a sua opinião?