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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como definir objetivos a médio e longo prazo?

ALCANÇANDO UM OBJETIVO
Pensar que quanto mais trabalho mais dinheiro ou que quanto mais trabalho mais sucesso profissional poder ser perigoso, já parou para pensar que existem pessoas que trabalham 8, 10, 14 horas por dia e recebem um salário injusto? Porque existem pessoas que sempre são os primeiros a chegar e os últimos a saírem da empresa e nunca são reconhecidos e ficam "estacionados" no mesmo cargo ou função durante anos?
As pessoas o tempo todo dizem umas as outras o que querem do seu futuro, provavelmente você já sentou em uma roda de amigos ou pensando consigo imaginou onde quer estar em alguns anos com: dinheiro, um emprego estável etc. Sonhar e imaginar tudo isso acontecendo é fácil, e isso é o que a maioria esmagadora da população faz todos os dias. Será que apenas ficar se imaginando num futuro distante com todos os sonhos financeiros e profissionais realizados e ficar em seu trabalho esperando acontecer é o suficiente? O que você tem feito para chegar onde realmente quer?

Extraído do livro: Os segredos para o sucesso a médio e longo prazo. De Vitor Hugo Costa de Oliveira.

Conceitos e tarefas fundamentais de marketing

Se você trabalha com marketing, realiza alguma função que de alguma forma se relaciona com a área de marketing, vai contratar alguém para assumir uma posição em marketing, avaliar o trabalho de alguém que é da área ou pretende iniciar uma carreira na área de marketing, precisa saber quais os conceitos e tarefas fundamentais de marketing, para que serve marketing e o que ele pode fazer por uma empresa.

Nos últimos anos o marketing tem ganhado status, espaço e reconhecimento rapidamente no Brasil, fruto do trabalho realizado por estudiosos e executivos que trouxeram dos EUA os principais conceitos e tarefas dessa área do conhecimento até então predominantemente norte americana. Muitos outros conhecimentos importantes de marketing também foram elaborados aqui, no Brasil. A história do marketing se confunde com a história da economia e da administração contemporânea, essa origem dá espaço para diversas interpretações sobre o que realmente é marketing e qual o seu escopo central.

Os 9 conceitos e tarefas fundamentais que seguem abaixo são a espinha dorsal da prática e conhecimento de marketing, são conceitos de análises que devem ser feitas por empresas para aumentar sua competitividade no mercado.

Necessidades, desejos e demandas:

Entender as necessidades e desejos é atividades fundamentais, que muitas empresas ainda não praticam antes de fabricar um produto, por exemplo. A conseqüência é o fracasso desses produtos pouco depois do lançamento. A tendência atualmente é entender as necessidades e desejos individuais e customizar as ofertas da empresa de modo que a atender individualmente cada cliente. Demandas são desejos ou necessidades por produtos específicos somados à capacidade de comprá-lo, desejos ou necessidades sem capacidade de compra não são demanda, você deve avaliar a real demanda por seus produtos e estudar demandas latentes, que são desejos ou necessidades não atendidas por nenhuma empresa.

Segmentação, mercados-alvo e posicionamento:

 A ordem é essa, primeiro deve-se segmentar o mercado total, agrupando os segmentos por diferenças demográficas, psicográficas, e comportamentais. Depois de entender o mercado total, a empresa precisa selecionar em qual mercado quer atuar - seus mercados-alvo, que são os mercados-alvo com necessidades e desejos que a empresa tem capacidade de suprir através da oferta de produtos ou serviços. O terceiro elemento, posicionamento, é a maneira como a empresa  e suas ofertas (produtos, serviços) são percebidas pelos clientes. Por exemplo, uma empresa que quer se posicionar como Premium, não pode ter preços muito baixos, porque seu público pode questionar a qualidade da sua oferta com preços tão baixos.

Ofertas e marcas:

Ofertas são o conjunto de benefícios que as empresas oferecem a seus clientes, uma combinação de produtos, serviços, experiências e informações, uma oferta é vitoriosa na medida em que supre as necessidades e/ou desejos dos clientes e excepcional quando supera as expectativas. Marcas são a identidade da empresa, são as associações e percepções dos clientes em relação ao logotipo e nome da empresa. McDonald´s, por exemplo, propicia muitas associações na mente das pessoas: hambúrgueres, diversão, crianças, conveniência, etc.

Valor e satisfação:

Valor são os benefícios que o cliente percebe (produtos, serviços, imagem da empresa/marca e pessoal/atendimento) menos os custos que ele terá quando (custo monetário, custo psicológico, custo de energia física e custo de tempo). A empresa deve equilibrar a oferta entre benefícios e custos, para conquistar os clientes e mantê-los satisfeitos, portanto satisfação é a resultado da equação expectativas x desempenho. A empresa deve mensurar as expectativas de seus clientes e entregar desempenho que atenda as expectativas, obtendo a satisfação de seus clientes.

Canais de marketing:

 Para atingir um mercado-alvo a empresa usa três tipos de canal de marketing, que são os canais de comunicação, os canais de distribuição e os de serviços. Esses canais devem ser levados em conta pelo responsável de marketing da empresa, coordenando-os para atingir o melhor resultado para ambas as partes.

Cadeia de suprimentos:

A cadeia de suprimentos da empresa é um canal que se estende desde as matérias-primas aos componentes dos produtos finais - que são entregues aos compradores finais. É importante que o marketing detecte e examine a cadeia de suprimentos, pois a soma de todos os participantes da cadeia resulta no produto final, vendido para o cliente. Aspectos como qualidade dos produtos, preço, entrega e confiabilidade, entre outros, devem ser analisados e controlados na medida do possível para contribuir com o sucesso da sua empresa e do seu cliente.

Concorrência:

O marketing da sua empresa deve analisar constantemente a concorrência, como ela está ganhando ou perdendo mercado, sua estrutura, seus ativos tangíveis e intangíveis, suas operações, pessoas e estratégias. Muita atenção na importância que você dá para análise de seus concorrentes, pois no fundo o que importa para o sucesso da sua empresa é o quanto você está satisfazendo e superando as expectativas dos seus clientes. Sabemos que precisamos evoluir constantemente para não perder a competitividade e por isso, analisar os concorrentes é mais uma forma de agregar conhecimento e benchmarkings. Não analise somente os concorrentes diretos, a COCA-COLA considera água como um concorrente fortíssimo, portanto, analise e monitore também possíveis produtos substitutos do seu.

Ambiente de marketing:

O ambiente de marketing é formado por fatores que influenciam a estratégia de marketing da empresa. Os dois ambientes de marketing são: de tarefa e geral. O ambiente de tarefa inclui participantes imediatos envolvidos na produção, distribuição e promoção da oferta. O ambiente geral é formado pelo “PEST”, que são fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos. Todo esse ambiente deve ser analisado para facilitar a adaptação da empresa de forma mais harmônica e vitoriosa.

Planejamento de marketing:

Na prática, o marketing segue um processo lógico, o processo de planejamento de marketing, que consiste em analisar as oportunidades, selecionar mercados-alvo, projetar estratégias, desenvolver programas de marketing e gerenciar/mensurar todos esses esforços. O processo de planejamento é fundamental antes de iniciar um programa de marketing excelente.

O marketing pode ajudar a sua empresa de várias formas, seu escopo é amplo e deve dialogar com todas as áreas da empresa para que atinja bons resultados.

Bibliografia utilizada: Administração de Marketing - Philip Kotler

Caio Pulce Moreira, graduado em publicidade e propaganda, cursando MBA em Marketing pela FUNDACE - USP, estudioso da área de estratégia e marketing industrial. Contato: caiopulce@bol.com.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sistema subterrâneo de descarte de lixo

O vídeo fala sobre alguns lugares na Europa que revolucionaram a maneira de transportar o lixo jogado nas lixeiras. Em vez de latas que dependem de coleta periódica são usadas bocas de lixo. Todas as bocas de lixo são conectadas a um gigantesco sistema de tubulação enterrados a pelo menos 5 m da surpefície.  Trata-se de um grande sugador que aspira o lixo de hora em hora, dia e noite, o ano inteiro.  Os sacos chegam a viajar a 70 km por hora por baixo da terra. O destino final é um centro de coleta.
Assista o vídeo.

 Godiva Construtora. Isso é que é viver



http://www.youtube.com/watch?v=tJ8ruOiaouw&feature=channel_video_title