Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

O que é a bolha imobiliária?



Bolha imobiliária é um termo, apadrinhado por economistas, que representa a constatação de que os preços no mercado imobiliário estão bem acima de seu real valor, entretanto os compradores continuam dispostos a pagar ainda mais, criando um ciclo especulativo difícil de estabelecer o seu fim, cuja ameaça consiste em uma rápida queda geral, analogia ao estouro de uma bolha de sabão.

Uma bolha aparece quando os fundamentos de demanda e oferta não conseguem mais explicar a relação de preços naquele momento. Ela se desenvolve a partir de duas condições básicas na economia para justificá-la: desequilíbrio macroeconômico e desregulamentação financeira.

Desequilíbrio macroeconômico é quando, num nível geral de preços, os consumidores desejam consumir quantidades diferentes das que os vendedores desejam produzir e vender. Dito de outra forma, o desequilíbrio macroeconómico ocorre num nível geral de preços em que a procura agregada é desigual a oferta agregada.

Sérgio Vale, Economista-Chefe da MB Associados, diz que o risco de bolha imobiliária no Brasil ainda é baixo ou inexistente. Os bancos brasileiros estão saudáveis e regulados desde a reestruturação feita na década de 90. As taxas de juros são elevadas que impedem a aparição de tomadores. Em resumo: O crescimento econômico sustenta o aumento de renda da população que podem financiar imóveis sem maiores riscos de inadimplência. Essas condições são essenciais para indicar que aumentos de preços de imóveis numa economia não levem a um desastre financeiro. Portanto os preços  continuarão subindo. Principalmente em áreas com forte demanda e pouca área disponível, como partes do Rio, São Paulo e Brasília.

Fonte: http://www.brasileconomico.com.br - 16/08/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

qual é a sua opinião?