Ribeirão Preto (SP) está entre as dez cidades brasileiras com significativo potencial turístico. No caso de Ribeirão Preto, essa vocação é direcionada especialmente para o segmento de negócios e eventos. A informação consta de uma pesquisa pioneira no país realizada em 5 mil municípios brasileiros. Entre as informações que constam da pesquisa apresentada pelo MTur, está o fato de que Ribeirão Preto figura entre os 65 destinos indutores do turismo regional. Para tanto, a equipe da FGV realizou um mapeamento minucioso que levou em conta 13 indicativos. São eles: infra-estrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais. Ribeirão Preto destacou-se, sobretudo, nos quesitos infra-estrutura geral, acesso, aspectos ambientais e capacidade empresarial.
Atualmente, o segmento de Turismo de Negócios & Eventos é um dos mais promissores do setor. No dia 15 de maio de 2009, a International Congress and Convention Association (ICCA), principal entidade mundial do setor, apresentou o Brasil entre os dez países que mais sediam eventos no mundo. Foram 254 eventos internacionais realizados em 2008 dentro dos critérios da associação. O desempenho fez com que o país passasse do 8º para o 7º lugar no ranking da ICCA. Em 2003, o Brasil ocupava a 19ª posição.
Segundo o MTur, Ribeirão apresenta requisitos necessários para o pleno desenvolvimento do segmento de negócios e eventos: economia dinâmica, ótimo padrão de vida, localização estratégica, boa qualidade de infra-estrutura de transportes e comunicações, diversidade de serviços existentes.
Márcio Santiago, vice-presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, diz que “Ribeirão vive seu grande momento para tornar-se referência em negócios e eventos e isso se dá porque os setores estão se unindo para atuar estrategicamente – exemplo disso é o estreitamento de relações entre governo municipal e iniciativa privada”.
A pesquisa comandada pelo MTur, que teve como entidade executora a CBCVB (Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux), visitou inúmeras empresas privadas da cidade, centros de convenções, hotéis, teatros, museus, restaurantes etc.
Segundo diagnóstico feito pela FGV Ribeirão se destaca em:
- Acesso: nota média do Brasil é 58,7; nas capitais é 69,9 e Ribeirão recebeu 83,1.
- Capacidade empresarial: nota média do Brasil é 51,0; nas capitais é 72,1 e Ribeirão recebeu 50,8.
- Aspectos ambientais: nota média do Brasil é 58,2; nas capitais é 62,6 e Ribeirão recebeu 76,2.
Precisa melhorar nos itens:
- Atrativos turísticos: nota média do Brasil é 57,6; nas capitais é 55,8 e Ribeirão recebeu 35,0.
- Políticas públicas: nota média do Brasil é 50,3; nas capitais é 55,0 e Ribeirão recebeu 25,4.
fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br
Veja os quesitos avaliados na pesquisa.
INFRA-ESTRUTURA GERAL | Saúde pública |
Energia | |
Comunicação | |
Facilidades financeiras | |
Segurança pública | |
Urbanização | |
ACESSO | Transporte aéreo |
Acesso rodoviário | |
Acesso aquaviário | |
Acesso ferroviário | |
Conforto dos passageiros | |
Táxis | |
Locadoras de veículos | |
SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS | Sinalização turística |
Centro de atendimento ao turista | |
Espaço para eventos | |
Capacidade dos meios de hospedagem | |
Capacidade do turismo receptivo | |
Qualificação profissional | |
Restaurantes | |
Atrativos turísticos | |
Atrativos naturais | |
Atrativos culturais | |
Eventos programados | |
Realizações técnico-científicas | |
MARKETING | Planejamento de marketing |
Participação em feiras e eventos | |
Material promocional | |
Website | |
POLÍTICAS PÚBLICAS | Estrutura municipal para apoio ao turismo |
Grau de cooperação com o governo estadual | |
Grau de cooperação com o governo federal | |
Existência de planejamento | |
Existência de cooperação público/privada | |
COOPERAÇÃO REGIONAL | Governança |
Projetos de cooperação regional | |
Planejamento | |
Roteirização | |
Promoção | |
Apoio à comercialização | |
MONITORAMENTO | Pesquisas de demanda |
pesquisas de oferta | |
Sistema de estatísticas do turismo | |
Medição dos impactos da atividade turística | |
Setor de estudos e pesquisas no destino | |
ECONOMIA LOCAL | Participação relativa do setor privado na economia local |
Infra-estrutura de comunicação | |
Infra-estrutura de negócios | |
Empreendimentos | |
Eventos alavancadores | |
CAPACIDADE EMPRESARIAL | Qualificação profissional |
Presença de grupos nacionais e internacionais do setor de turismo | |
Concorrência e barreiras de entrada | |
Número de empresas de grande porte, filiais e/ou subsidiárias | |
ASPECTOS SOCIAIS | Educação |
Empregos gerados pelo turismo | |
Política de enfrentamento e prevenção à exploração sexual | |
Uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população | |
Cidadania | |
ASPECTOS AMBIENTAIS | Código municipal ambiental |
Atividades em curso potencialmente poluidoras | |
Rede pública de distribuição de água | |
Rede pública de coleta e tratamento de esgoto | |
Destinação pública de resíduos e unidades de conservação no território municipal | |
ASPECTOS CULTURAIS | Produção associada ao turismo |
Patrimônio histórico e cultural | |
Aspectos de governança na área de cultura |
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