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segunda-feira, 11 de abril de 2011

Por que investir no mercado imobiliário de Ribeirão Preto?





Ribeirão Preto (SP) está entre as dez cidades brasileiras com significativo potencial turístico. No caso de Ribeirão Preto, essa vocação é direcionada especialmente para o segmento de negócios e eventos. A informação consta de uma pesquisa pioneira no país realizada em 5 mil municípios brasileiros. Entre as informações que constam da pesquisa apresentada pelo MTur, está o fato de que Ribeirão Preto figura entre os 65 destinos indutores do turismo regional. Para tanto, a equipe da FGV realizou um mapeamento minucioso que levou em conta 13 indicativos. São eles: infra-estrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais. Ribeirão Preto destacou-se, sobretudo, nos quesitos infra-estrutura geral, acesso, aspectos ambientais e capacidade empresarial.


Atualmente, o segmento de Turismo de Negócios & Eventos é um dos mais promissores do setor. No  dia 15 de maio de 2009, a International Congress and Convention Association (ICCA), principal entidade mundial do setor, apresentou o Brasil entre os dez países que mais sediam eventos no mundo. Foram 254 eventos internacionais realizados em 2008 dentro dos critérios da associação. O desempenho fez com que o país passasse do 8º para o 7º lugar no ranking da ICCA. Em 2003, o Brasil ocupava a 19ª posição.





Segundo o MTur, Ribeirão apresenta requisitos necessários para o pleno desenvolvimento do segmento de negócios e eventos: economia dinâmica, ótimo padrão de vida, localização estratégica, boa qualidade de infra-estrutura de transportes e comunicações, diversidade de serviços existentes.

Márcio Santiago, vice-presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, diz que “Ribeirão vive seu grande momento para tornar-se referência em negócios e eventos e isso se dá porque os setores estão se unindo para atuar estrategicamente – exemplo disso é o estreitamento de relações entre governo municipal e iniciativa privada”.



A pesquisa comandada pelo MTur, que teve como entidade executora a CBCVB (Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux), visitou inúmeras empresas privadas da cidade, centros de convenções, hotéis, teatros, museus, restaurantes etc.






Segundo diagnóstico feito pela FGV Ribeirão se destaca em:


- Acesso: nota média do Brasil é 58,7; nas capitais é 69,9 e Ribeirão recebeu 83,1.
- Capacidade empresarial: nota média do Brasil é 51,0; nas capitais é 72,1 e Ribeirão recebeu 50,8.



- Aspectos ambientais: nota média do Brasil é 58,2; nas capitais é 62,6 e Ribeirão recebeu 76,2.


Precisa melhorar nos itens:

- Atrativos turísticos: nota média do Brasil é 57,6; nas capitais é 55,8 e Ribeirão recebeu 35,0.
- Políticas públicas: nota média do Brasil é 50,3; nas capitais é 55,0 e Ribeirão recebeu 25,4.


fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br

Veja os quesitos avaliados na pesquisa. 


INFRA-ESTRUTURA GERALSaúde pública
Energia

Comunicação

Facilidades financeiras
Segurança pública
Urbanização
ACESSOTransporte aéreo
Acesso rodoviário
Acesso aquaviário
Acesso ferroviário
Conforto dos passageiros
Táxis
Locadoras de veículos
SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS TURÍSTICOSSinalização turística
Centro de atendimento ao turista
Espaço para eventos
Capacidade dos meios de hospedagem
Capacidade do turismo receptivo
Qualificação profissional
Restaurantes
Atrativos turísticos
Atrativos
naturais
Atrativos culturais
Eventos programados
Realizações
técnico-científicas
MARKETINGPlanejamento de marketing
Participação
em feiras e eventos
Material promocional
Website
POLÍTICAS PÚBLICASEstrutura
municipal para apoio ao turismo
Grau de cooperação com o governo estadual
Grau de cooperação com o governo federal
Existência de planejamento
Existência de cooperação público/privada
COOPERAÇÃO REGIONALGovernança
Projetos de cooperação regional
Planejamento
Roteirização
Promoção
Apoio à comercialização
MONITORAMENTOPesquisas de demanda
pesquisas de oferta
Sistema de estatísticas do turismo
Medição dos impactos da atividade turística
Setor de estudos e pesquisas no destino
ECONOMIA LOCALParticipação relativa do setor privado na economia local
Infra-estrutura de comunicação
Infra-estrutura de negócios
Empreendimentos
Eventos alavancadores
CAPACIDADE EMPRESARIALQualificação profissional
Presença de grupos nacionais e internacionais do setor de turismo
Concorrência e barreiras de entrada
Número de empresas de grande porte, filiais e/ou subsidiárias
ASPECTOS SOCIAISEducação
Empregos gerados pelo turismo
Política de enfrentamento e prevenção à exploração sexual
Uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população
Cidadania

ASPECTOS AMBIENTAIS
Código municipal ambiental
Atividades em curso potencialmente poluidoras
Rede pública de distribuição de água
Rede pública de coleta e tratamento de esgoto
Destinação pública de resíduos e unidades de conservação no território municipal
ASPECTOS CULTURAISProdução associada ao turismo
Patrimônio histórico e cultural
Aspectos de governança na área de cultura

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